ABANDONADOS EM TERRENO HÁ DOIS MESES, CÃES SÃO RESGATADOS NO AC
Uma das vizinhas, que pediu para não ser identificada, comprava ração e com a ajuda de um balde amarrado a uma corda levava alimento e água aos animais, por cima do muro. "Quando olhei pela primeira vez eles mal andavam, foi aí que comecei a comprar ração e todo dia deixava pra eles", diz.
De acordo com a presidente da Ong , Luciana Souza, os vizinhos perceberam que os animais estavam sem alimentos e água, pois o dono do terreno não aparecia há dias no local. Luciana foi informada que o proprietário aparece de vez em quando na propriedade.
"É um terreno murado, não tem casa. Então os moradores nos ligaram pedindo que resgatássemos os cachorros. Estávamos esperando o Ministério Público autorizar nossa entrada no terreno", conta.
Ainda de acordo com Luciana, representantes da entidade tentaram entrar em contato com o proprietário do local por telefone, mas as ligações não foram atendidas. "Ligamos várias vezes mas ele não atendeu e nem retornou nossas ligações, inclusive, os próprios vizinhos tentaram falar com ele, mas também não conseguiram", explica.
O promotor Vinícius Menandro, que está respondendo pela Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente, explicou que abandonar animais é configurado crime ambiental.
"Nós constatamos uma situação de flagrante delito de maus-tratos. Nesses casos, a Constituição permite o ingresso na residência para resgatar os animais. Nós não conseguimos encontrar o proprietário, os vizinhos disseram que há dois meses ele não aparece na casa. O tutor dos animais vai responder por crime de maus-tratos previsto na lei de crime ambiental".
O promotor disse ainda que os animais vão passar por uma avaliação em uma clínica veterinária. "Agora eles vão ser encaminhados para receber os primeiros socorros e depois restituídos a uma vizinha que se prontificou a ficar com eles até o tutor se apresentar", finalizou.