quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ESPANHA É UM PAÍS ESTRANO, MATAM GALGOS - CACHORROS DE CORRIDA, DEPOIS QUE AJUDARAM NA CAÇADA OS MATAM

OS CÃES DE CAÇA, VÍTIMAS DO FINAL DA TEMPORADA NA ESPANHA

Os abrigos de animais pedem rigor contra quem abandona animais.
Por Esther Rodríguez / Tradução de Karina Fiamenghi
Espanha abandono de animais
Estamos no final de fevereiro e isso significa que em poucos dias acabará a temporada de caça na Espanha. Isso implica também na morte e abandono de cães que não são mais úteis para esses caçadores. Mesmo sendo minoria, são um grande problema.
Os abrigos animais estão saturados e pedem rigor contra esses caçadores que disfrutam de impunidade, como denuncia a Associação SOS Galgos.
A crueldade também faz parte dos negócios: existem campeonatos e apostas que envolvem muito dinheiro. É o caso de um assentamento no bairro Palmete, de Sevilha, que está superlotado de galgos ('raça' de cão usada para caça). Pede-se também maior envolvimento desses municípios e da guarda civil.
José Antonio Varela, Diretor Executivo da Instituição Junta de Andalucia, reconhece que ainda há muito para ser feito na batalha contra o maltrato animal. Embora tenha uma das regulamentações mais avançadas da Espanha, a Junta de Andalucia só pode atuar quando recebe uma denúncia.
Um exemplo positivo é visto no município Algaba, em Sevilha, que já conta com legislação sobre animais. A polícia local possui leitores de chips e, além disso, um grupo de voluntários se encarrega de recolher os animais e tentam encontrar abrigo para eles por meio de protetores.