sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

GOIOERÊ ENTRA NO MAPA DO BRASIL DE MALDADES. PARANÁ

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE 37 PÁSSAROS SILVESTRES EM GOIOERÊ, PR

Por Larissa Ayumi Sato
Uma operação que envolveu policiais militares ambientais de Maringá, Cianorte (a 78 quilômetros de Maringá) e Campo Mourão (a 90 quilômetros de Maringá) terminou com apreensão de 37 pássaros silvestres no Distrito de Jaracatiá em Goioerê (a 173 quilômetros de Maringá) na manhã de terça feira (20).
pr goioere apreensao1Aves foram encontradas em quatro residências (Divulgação)
Após receberem diversas denúncias, os policiais vistoriaram nove residências naquele município. Em quatro delas foram apreendidas as aves, que estavam em desacordo com a legislação ambiental. Entre as espécies encontradas estavam trinca-ferro, sabiá, curió, sanhaço, bigodinho, azulão, pássaro-preto e canário-da-terra, além de gaiolas e armadilhas para captura delas.
Os infratores foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Goioerê para os procedimentos cabíveis. A pena prevista para este crime é detenção de seis meses a um ano e multa. Além da esfera penal, os acusados poderão ser autuados administrativamente pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com multa que pode variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por indivíduo.
Os animais serão avaliados por um veterinário, a fim de verificar a possibilidade de serem introduzidos em seu habitat. Caso não seja possível, tais aves serão encaminhadas a um Centro de Tratamento de Animais Silvestres, onde passarão por um período de readaptação.
A Polícia Militar Ambiental vem desenvolvendo policiamento ostensivo e preventivo no sentido de coibir a pesca e caça ilegal, bem como reprimir os demais crimes com previsão na Lei de Crimes Ambientais, Lei 9.605/98. A eficácia das ações pode ser complementada com a participação de qualquer cidadão, denunciando a quem pratica, bem como os locais onde mais ocorre tal crime. As denúncias podem ser feitas anonimamente e a qualquer hora através do telefone (44) 3901-1936 ou 181.