AGUDOS (SP) CRIA PROGRAMA DE CUIDADOS E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS ABANDONADOS
Diariamente, animais são abandonados em todos os cantos da cidade. Ao perceber que seus cães ou gatos cresceram, os donos se desfazem deles nos locais públicos, onde ficam expostos a condições de tempo, parasitas, doenças, infecções, falta de alimentação adequada, procriação desordenada e maus-tratos.
Pensando em uma solução para o problema, a Prefeitura de Agudos em parceria com as secretárias de Saúde, Educação e Agricultura e Meio Ambiente criou o Programa de Cuidados e Proteção aos Animais Abandonados. Com o objetivo principal de promover campanhas de conscientização, oferecer cuidado e promover oportunidade de adoção, contribuindo assim para a diminuição da quantidade de animais nas ruas.
Ao longo de 2015, os animais serão identificados, resgatados, castrados e colocados para adoção, visando melhores condições de vida a esses seres vivos. Em paralelo as campanhas diretamente ligadas ao animal, acontecerão campanhas de conscientização nas escolas da Rede Municipal. Os alunos receberão visitas de especialistas e orientação quanto ao trato dos animais, os benefícios e responsabilidades de uma adoção consciente.
"As crianças assimilam facilmente o conhecimento que você transfere a ela. Por isso, não podemos deixar que elas cresçam vendo animais abandonados nas ruas, sem que nada seja feito. O processo de conscientização é fator predominante para o sucesso desse programa. A criança consciente atinge todos em sua casa, levando a mensagem e fazendo viável nossas ações", ressalta o prefeito Everton Octaviani.
De imediato, os organizadores do evento trabalham com o levantamento quantitativo de animais abandonados e definição do calendário de atividades e eventos que farão parte do programa. Atualmente, a cidade conta com a lei de maus-tratos contra animais que visa punir, com multa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), quem for identificado praticando o crime de abandonado ou agressão a animal doméstico. A multa é aplicada a pessoa física e caso não seja quitada, essa pendência vai para a dívida ativa, o que dificulta qualquer empréstimo ou parcelamento, tirar certidões ou qualquer atividade que utiliza o CPF (Cadastro de Pessoa Física).